segunda-feira, 26 de julho de 2010

21 Semanas

Nesta altura as sobrancelhas e as pálpebras estão prontas e as pontas dos dedos já têm unhas. 



Pode parecer inacreditável, mas o bebé já é capaz de ouvir a voz da progenitora. Por isso, é a altura ideal para começarmos a falar com ele/a. Podemos conversar, cantar ou até ler histórias. Não precisa ser uma história infantil, basta ler aquele livro que temos andado a ler, mas em voz alta. Quanto ao cantar, mesmo que a nossa voz seja a voz mais desafinada do mundo o bebé vai achá-la, por certo, maravilhosa.  
Alguns estudos mostram que recém-nascidos aumentam a sucção ao escutar a leitura de um livro que tenha sido lido pela mãe durante a gravidez. O mesmo se fala com uma musica. Muitas pessoas dizem que o seu bebé acalma ao ouvir uma musica que ouvia com alguma regularidade dentro do ventre da mãe. Bom, não custa experimentar. 
Não esquecer de escolher um livro que gostemos mesmo, porque é muito provável que o tenhamos que ler inúmeras vezes depois do bebé nascer, e há grandes chances de essa se tornar a história favorita dela/a na hora de dormir, mesmo quando ele/a estiver maiorzinho/a.


5º - MÊS

O bebé mede agora cerca de 33 cm e pesa cerca de 570 gr. Começam a formar-se as primeiras glândulas sudoríparas e os músculos encontram-se já em actividade intensa. A pele torna-se mais espessa, mas o bebé está ainda muito magro, pois não existe ainda acumulação de gordura. Já ouve a voz da mãe e sobressalta-se com ruídos repentinos. Também já faz algumas expressões faciais. De vez em quando dá socos, pontapés e cambalhotas e pode ter soluços e tosse.
A secreção vaginal aumenta e está mais ácida, criando um ambiente propício aos fungos e infecções urinárias; sintomas como ardor ao urinar e prurido ou coceira no tracto urogenital devem ser transmitidos ao médico.
As alterações no metabolismo fazem surgir os chamados desejos, pela própria carência de determinadas substâncias no organismo; em alguns casos, podem estar ligados a factores emocionais, quando a mulher procura uma compensação na comida.
A pele e os cabelos estão diferentes: secos ou oleosos demais; o problema resolve-se, comprando produtos específicos, de preferência à base de compostos naturais. Apesar de tudo existem mulheres que acham os seus cabelos e pele mais bonitos nesta altura das suas vidas.
Novidades na ecografia: além de acompanhar o desenvolvimento da gravidez, por vezes, já é possível saber o sexo do bebé.
Orientações:- Há que ter gosto no guarda-roupa e nos cuidados com a aparência; há uma sensação de bem-estar e a sensação de estar bonita é fundamental, neste momento de tantas transformações.
- Atenção à forma: nada de exagero nos doces, condimentos, massas ou sal, mesmo quando a vontade se torna incontrolável.
- Não é altura boa para se apanharem gripes ou de se contrair qualquer tipo de vírus; evitar choques térmicos, correntes de ar e ambientes fechados, com muita gente e tabaco.

Sem comentários: