quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Universidade de Évora


Fundada em 1559, pelo Cardeal D. Henrique, futuro Rei de Portugal, a Universidade de Évora, foi construída a partir do Colégio do Espírito Santo. Foi instituída por bula do Papa Paulo IV, como Universidade do Espírito Santo e entregue à Companhia de Jesus, que a dirigiu durante dois séculos. Nela conviviam cristãos, mouros e judeus.  Na Universidade de Évora ministraram-se, até ao séc. XVIII os ensinos tradicionais das humanidades, das artes e das ciências e se formaram grandes missionários evangelizadores que acompanharam a epopeia portuguesa dos descobrimentos, até às remotas terras do Japão.  Em 1759 foi encerrada por ordem do Marquês do Pombal, aquando da expulsão dos Jesuítas.  (http://www.uevora.pt/sobre_a_ue/historia)
A Universidade voltou a ser reaberta em 1973, por decreto de José Veiga Simão, ministro da Educação. Foi criado o Instituto Universitário de Évora que viria a ser extinto em 1979, para dar lugar à Universidade de Évora.

É realmente um privilégio único, a oportunidade de estudar e conviver diariamente, por um período de tempo, numa universidade e numa cidade históricas e Património da Humanidade.  De entre as várias licenciaturas distingo a licenciatura em sociologia.
O Departamento de Sociologia foi dos primeiros a serem criados na Universidade de Évora (até 1979, Instituto Universitário). Constituíam-no, em 1976, 9 elementos (7 docentes e 2 técnicos), tendo um deles sido nomeado Pró – Reitor; outro era vogal da Comissão Directiva do Centro de Ecologia Aplicada, da Comissão de Gestão Pedagógica, etc.

Em 1987, o Plano de Estudos começou a reger-se pelo sistema de créditos que entrou em vigor no ano lectivo de 1987/1988. Em 1993/1994 procedeu a uma nova reestruturação curricular, que haveria de ser seguida por outras, no horizonte de Bolonha.
A Sociologia como Curso nasceu em Évora, por iniciativa de um grupo de “jesuítas estrangeirados”, em 1964/1965 em parceria com a Fundação Eugénio de Almeida (Conde Vill’Alva).

“No ano lectivo de 1976/1977 entrou em funcionamento, no Instituto Universitário de Évora, um Bacharelato em Ciências Sociais, com opções em Economia e Sociologia que, de algum modo, recolhiam os frutos dos pioneiros e da experiência que ao tempo (1964), tinham constituído em Évora as Licenciaturas do Instituto Superior Económico e Social de Évora (ISESE). Mais concretamente, as licenciaturas em Sociologia (Ciências Sociais) e Economia (Direcção de Administração de Empresas).” (http://www.dsoc.uevora.pt/index.php/pt/departamento/historia)
Posteriormente foi criada mais uma Licenciatura (Turismo e Desenvolvimento), e dois Mestrados: “Mestrado em Intervenção Sócio-Organizacional na Saúde” e “Mestrado em Turismo”.

Sem comentários: