terça-feira, 24 de novembro de 2009

Nov 2009 16 DIAS DE ACTIVISMO FEMINISTA PELA ELIMINAÇÃO DA VIOLÊNCIA DE GÉNERO

Nov 2009
16 DIAS DE ACTIVISMO FEMINISTA
PELA ELIMINAÇÃO DA VIOLÊNCIA DE GÉNERO
A violência contra as mulheres / violência de género é a manifestação mais cruel do exercício abusivo do poder machista, pressupondo a subjugação e desvalorização das mulheres. Pressupõe também a discriminação e, por vezes, a subjugação dos homens que não se coadunam no estereótipo da masculinidade hegemónica. Transversal a todas as classes sociais e etnias, é um problema de direitos humanos fundamentais, já que afecta cada uma/um nos seus direitos de liberdade, respeito e capacidade de decidir.
A regularidade e extensão deste fenómeno permite afirmar que não emerge no lado negro de uma sociedade civilizada, mas exactamente no seu centro, na medida em que subjaz, de forma explícita ou implícita, às relações entre homens e mulheres, caracterizando muitos dos contextos familiares, propiciando uma socialização que promove a sua reprodução e, desta forma, construindo parte da matriz das relações de intimidade.
Vai para além da violência perpetrada no espaço doméstico, incluindo e articulando-se com todas as agressões de que as mulheres e os homens que não correspondem à masculinidade hegemónica são alvo, quer no espaço doméstico, quer nos espaços públicos das instituições e do trabalho pago fora do lar, como o assédio, a homofobia, o tráfico sexual, a exploração económica, a violação (dentro ou fora do lar), etc.
Em 2009, a UMAR, conjuntamente com outras organizações e pessoas individuais, vem reforçar a importância do crime público de violência doméstica e alertar para a responsabilidade de todas/os nós para a denúnica e para o combate a todas as formas de violência contra as mulheres, assim como trazer para a agenda política outras formas de violência de género que afectam mulheres e homens, por não se conformarem aos papéis sociais de género.
Neste sentido, leva a cabo uma iniciativa de âmbito nacional — “16 dias de Activismo Feminista pela Eliminação da Violência de Género” — apelando à mobilização de todas e de todos por uma sociedade mais justa, com maior igualdade, em termos de classe social, orientação sexual, religião, “raça” e etnia e/ou capacidade.

CALENDÁRIO:
- 19 Nov, Quinta, 15h - Sessão do projecto Bibliotecas pela Igualdade de Género (BIG) – UMAR, sobre “Violência de Género, Violência no Namoro”, na Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro - Lisboa. Coordenação de Salomé Coelho e dinamização de Manuela Melo.

- 20 Nov, Sexta, das 10h às 19h, Seminário “Para além do arco-íris: activismos LGBT e Feminista nos 40 anos de Stonewall”, no IPJ de Coimbra. Organização da UMAR e da Associação Não-Te-Prives.

- 21 Nov, Sábado, 16h - Intervenção Plástica na Estação de Metro da Trindade - Porto. Coordenação de Ana Paula Canotilho e Inês Lousinha.

- 22 Nov, Domingo, 21h 30, Debate “Guerra e Guerras: o papel da violência de género”, no Clube Literário do Porto (CLP), com Maria José Magalhães, Ilda Afonso e os Contributos de Catarina Moreira e Catarina Paiva - Projecto Laços e Fronteiras - UMAR.

- 23 Nov, Segunda, Divulgação da Carta Aberta “Não À Tolerância da Violência de Género”, iniciativa da UMAR, subscrita por um leque alargado de pessoas de diversos sectores sociais. Coordenação de Elisabete Brasil, Almerinda Bento, Manuela Tavares e Manuela Góis.

- 24 Nov, Terça, às 11h, Lançamento dos dados do Observatório de Mulheres Assassinadas (OMA) da UMAR, Porto, no PRATI-Centro de Atendimento, R. do Paraíso, nº 250, - Porto, com Maria José Magalhães e Artemisa Coimbra.

- 25 Nov, Quarta, Jovens contra a violência de género: Mudanças com Arte - UMAR - Escola EB 2,3
Fânzeres-Gomdomar; Noite de sensibilização às famílias Mudanças com Arte – UMAR - Escola EB 2,3
Fânzeres-Gondomar; Jovens contra a violência de género: Mudanças com Arte - UMAR - Escola EB 2,3 de
Baguim-Gondomar. Dinamização de Patrícia Ribeiro, Ana Carina Fernandes e Maria Manuel Assunção

- 27 Nov, Sexta, Noite de sensibilização às famílias Mudanças com Arte – UMAR - Escola EB 2,3 Baguim - Gondomar Dinamização de Patrícia Ribeiro, Ana Carina Fernandes e Maria Manuel Assunção

- 28 Nov, Sábado, Formação de Docentes para a Prevenção da Violência de Género nas Escolas, UMAR - Madeira. Coordenação de Elisa Seixas.

- 29 Nov, Domingo, Performance pelo Grupo de Activismo e Transformação pela Arte (GATA) – UMAR, integrada no FeministizARTE: Festival de Arte Feminista – UMAR – Braga. Coordenação de Deidré Matthee.

- 02 Dez, Quarta, 15h30, Peça de teatro "Abre os olhos", pelo Gabinete do Secundário "O Céu tem as Cores do Arco-Íris", Prevenção da Violência de Género nas Escolas -UMAR - Valbom - Gondomar.

- 3 Dez, Quinta, 21h30, Debate em torno do filme “Terra Fria”, sobre assédio e violência contra as mulheres no trabalho, Colectivo Cultural Bacolhoeiro, Lisboa. Dinamização de Albertina Pena e Olímpia Pinto.

- 4 Dez, Sexta, 21h30, Debate "Violência de Género e Homofobia", no Clube Literário do Porto
(CLP), com Eduarda Ferreira, moderado por Vânia Martins.

- 5 Dez, Sábado, 21h30, Lançamento do Livro "Poesia Reunida", de Maria Teresa Horta, no Clube Literário do Porto (CLP), com Maria Teresa Horta, Maria João Reynaud, Ana Luísa Amaral e Maria José Magalhães e a editora Leya.

- 9 Dez, Quarta, 17h 30, Seminário “Violência de Género e Saúde”, com Elza Pais, João Redondo, Elisabete Brasil, Manuel Albano e Maria José Magalhães, no Auditório 1 da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP). Organização da Pós-Gradução Prevenção da Violência de Género na Escola e na Família, FPCEUP e UMAR.

- 10 Dez, Quinta, 10h, Sessão “As 72 virgens viajam pelo ocidente: estereótipos das mulheres árabes no ocidente”, do projecto Bibliotecas pela Igualdade de Género (BIG) – UMAR, na Escola Secundária Prof. Herculano de Carvalho - Lisboa. Coordenação de Salomé Coelho e Joana Sales e dinamização de Shahd Wadi.

- 11 Dez, Sexta, 19h30, Jantar de Solidariedade da UMAR, na Cadeira de Van Gogh, R. Morgado Mateus, Porto, para angariação de fundos para a área do combate à violência de género. Coordenação de Margarida Rocha.

- De 25 de Nov a 10 de Dezembro, UMAR-Açores, animação cultural com o empenho especial de um grupo de jovens, alunos e alunas da Escola Profissional da Santa Casa da Misericórdia de Ponta Delgada, do curso de Animador Sociocultural presentemente a estagiar na UMAR-Açores. Coordenação de Clarisse Canha.

 - De 25 de Nov a 10 de Dezembro - Diversas apresentações pelo Grupo de Activismo e Transformação pela Arte (GATA) – UMAR, no Porto

Sem comentários: